Translate

18 de setembro de 2010

Qual o melhor sistema operacional?

O sistema operacional tem estar de acordo com as nossas necessidades, e com a constante evolução devemos estar atentos e buscar encaixar as possibilidades em hardware e o conjunto de aplicativos que vamos precisar usar no computador.

Na minha busca esbocei um ranking pessoal baseado no meu uso, comente para atualizarmos, justificando sua opnião.



1° Lugar: Ubuntu 10.10
Prós:
  • Simples, o melhor para iniciantes;
  • Fácil configuração, detecta e instala automaticamente quase que todo o hardwere;
  • Muitos programas para download e de fácil instalação via Synaptic e Apt-get;
  • Executa aplicativos windows via wine ou máquina virtual (virtualbox);
  • Destacando o pacote multimídia Ubuntu Studio, ideal para edição de som, vídeo e imagem.
Contras: nada a reclamar.
Eu uso em: Notebook com Core2Duo de 2.5 GHz, 4 GB de memória.


2° Lugar: WinXP SP3
Prós:
  • O Mais popular dos sistemas;
  • Muitos programas e drivers compatíveis;
  • Aliado a um programa protetor como Shadow Defender pode ser usado para testes de programas e ainda por um iniciante sem problemas;
  • Aliado com o Office 2007 ou 2010, é uma das melhores suites de escritório;
Contras: é pago, inseguro por ser antigo, com poucas opções de configuração, não detecta todo o hardware, só executa programas feitos para ele.
Eu uso em: Máquina virtual (VirtualBox) para testes de programas.
 


3° lugar:  OpenSuse 11.13
Prós:
  • Opções de aplicativos do KDE e GNome, preferi o KDE por ser mais organizado;
  • Opções de configurações bastante amplas, destacando conectividade;
  • Muitas ferramentas em Gadgets de fácil configuração;
  • Muitas opções de áreas de trabalho, efeitos de janelas e dual monitor;
  • Gerenciador centralizado Yast na minha opinião o melhor.
Contras: As vezes muito burocrático como o win, resolvido com a prática.
Eu uso em: Computador Pentium 4 de 2.5 GigaHertz, placa 3d  e 1.5 GB de memória.


4° lugar: Win7
Prós:
  • O Mais seguro dos sistemas windows ;
  • Aliado a um programa protetor como Shadow Defender pode ser usado por um iniciante sem problemas;
  • Aliado com o Office 2007 ou 2010, ainda é a melhor suíte de escritório;
Contras: é pago, ainda muito burocrático, com poucas opções de configuração, ainda não detecta todo o hardware, não recomendável para computadores antigos e com poucos recursos, só executa programas feitos para ele, nem todos programas para versões antigas funcionam nele.
Eu uso em: Netbook miniHP (veio com ele) e Computador AMD Athlon 2.8 GH, placa 3d e 1 GB de memória.

5° lugar: Fedora 13

Prós:
  • Opções de instalações personalizadas, preferi a lite para um netbook;
  • Simples e rápido;
  • Muitas ferramentas e fácil configuração;
  • Gerenciador centralizado.
Contras: nada a reclamar.
Eu uso em: Netbook Eeepc com Celerom de 800 MHz, 500 MB de memória, e só 4GB de flashHD.



Este artigo ainda está em edição, contribua, opine, valorize...

Referências:
Yast, OpenSuse, Fedora, Ubuntu,Top 7 linux, ...

7 comentários :

  1. Olá Srs.!
    Uso uma distro do FreeBSD, o PCBSD (www.pcbsd.org). Sua base é ótima. Existem muitos ajustes a serem revistos para q possa atingir um ideal para o usuário final. É um Sistema Operacional q promete.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu voto vai para o Ultimate Edition.
    Distro baseada em Ubuntu, muito completa, bonita e eficiente:
    http://ultimateedition.info

    ResponderExcluir
  3. Uso o Slackware e o Debian, algumas vezes mecho no PCBSD. Windows jamais, salvo quando chego na casa de uma amigo que o usa ou, quando vou reinstalar todo o sistema por conta de vírus (argh!).

    ResponderExcluir
  4. Gosto de usar o Windows 7, pois acho prático e oferece a maioria das ferramentas que preciso.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Dagort da Silva27 de dezembro de 2012 às 15:29

    Existe a maneira de instalar no mesmo notbook o Windows SP3 e Windows7?

    ResponderExcluir
  6. Adoro Ubuntu, mas infelizmente não sei instalar o Java para acessar bancos, dai complica para mim! Mas se eu conseguisse instalar o Java, eu só usava ele muito melhor que windows 7

    ResponderExcluir