O contínuo desenvolvimento de tecnologias, além de trazer mais e melhores recursos técnicos também traz uma redução de custos, que a torna acessível para um número cada vez maior de pessoas e empresas. Bom exemplo dessa redução de custos pode ser vista no mercado de ERPs - Enterprise resource planning.
ERP definição:
ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). (Laudon, Padoveze).
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Em passado recente, o conceito ERP só se materializava na forma de sistemas proprietários e de custos muito elevados, accessíveis apenas para grandes empresas. No entanto a realidade dos negócios vem exigindo, também da pequena e média empresa controle e rapidez de respposta, o que atualmente só é possível com apoio de TI. No entanto o cenário de ERPs de alto custo rapidamente foi transformado pelo ERP - Open Source. O que é uma boa notícia, pois mesmo a pequena e a média empresa.
Open Source Definição:
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foudation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre )
Um sistema ERP, hoje é uma necessidade para qualquer negócio, mesmo de pequeno porte. Já é grande o número de fornecedores para sistemas ERP - Open Source, como se pode ver na lista de fornecedores abaixo. Alguns são totalmente free, outros tem algum tipo de licença, e quase todos tem versões de testes para download. Alguns são para servidores locais e alguns são web (ideal, na minha opinião). O conceito de Software live traz junto várias facilidades como por exemplo a existencia de comunidades internacionais e brasileiras, na internet, para vários deesses pacotes. Nem todos estão traduzidos para português ou adptados para Brasil, mas alguns por exemplo, já tem os módulos para NF eletrônica.
Essa lista é apenas um apanhado geral de possibilidades, para discussão e atualização do tema, sem nenhum vículo comercial com os fornecedores:
BlueErp - http://www.open.mitija.com/blueerp
Dolibarr - http://www.dolibarr.org
Fórum em português: http://www.dolibarr.org/forum/521-portugal--brazil
Demo online: http://www.dolibarr.org/onlinedemo
EdgeERP - http://www.edgeerp.org
WebErp - http://www.weberp.org
Frontaccounting - http://www.frontaccounting.net/wb3
phreebooks - http://www.phreebooks.com
Centaurus - http://www.centaurustek.com/TechOs.shtml
SugarCRM - http://www.sugarcrm.com/crm/
http://www.lampadacrm.com.br/index.php/pt (prestador de serviço)
Compier - http://www.compiere.com/
Fonte: tga-online
Olá pessoal, tudo bem!?
ResponderExcluirPara quem está procurando por um ERP para gerenciar sua empresa, recomendo avaliar o Tiny (http://www.tiny.com.br).
É possível fazer a inscrição diretamente no site e tem um plano grátis que, dependendo do tamanho e necessidades de sua empresa, pode lhe atender.
Além disso, tem a possibilidade de experimentar os planos pagos, com recursos adicionais, por trinta dias.
O sistema é bem simples e fácil de usar, fica a dica.
Abraço,
Fernando.