Translate

24 de outubro de 2009

Python

Python é uma linguagem de altíssimo nível, orientada a objetos, de tipagem dinâmica e forte, interpretada e interativa. Foi criada em 1990 por Guido van Rossum, no Instituto Nacional de Pesquisa para Matemática e Ciência da Computação da Holanda (CWI) e tinha como foco original usuários como físicos e engenheiros. O Python foi concebido a partir de outra linguagem existente na época, chamada ABC.

O Python possui uma sintaxe clara e concisa, que favorece a legibilidade do código fonte, tornando a linguagem mais produtiva.
A linguagem inclui diversas estruturas de alto nível (listas, tuplas, dicionários, data / hora, complexos e outras) e uma vasta coleção de módulos prontos para uso, além de frameworks de terceiros que podem ser adicionados. Também possui recursos encontrados em outras linguagens modernas, tais como: geradores, introspecção, persistência, metaclasses e unidades de teste. Multiparadigma, a linguagem suporta programação modular e funcional, além da orientação a objetos. Mesmo os tipos básicos no Python são objetos.
A linguagem é interpretada através de bytecode pela máquina virtual Python, tornando o código portável. Com isso é possível compilar aplicações em uma plataforma e rodar em outras ou executar direto do código fonte.

Python é um software de código aberto (com licença compatível com a General Public License (GPL), porém menos restritiva, permitindo que o Python seja incorporados em produtos proprietários) e a especificação da linguagem é mantida pela Python Software Foundation2 (PSF).
Python é muito utilizado como linguagem script em vários softwares, permitindo
automatizar tarefas e adicionar novas funcionalidades, entre eles: BrOffice.org,
PostgreSQL, Blender e GIMP. Também é possível integrar o Python a outras linguagens, como a Linguagem C. Em termos gerais, o Python apresenta muitas similaridades com outras linguagens dinâmicas, como Perl e Ruby.

Exemplo:
# Exemplo de programa em Python
# Uma lista de instrumentos musicais
    instrumentos = ['Baixo', 'Bateria', 'Guitarra']
# Para cada nome na lista de instrumentos
   for instrumento in instrumentos:
 # mostre o nome do instrumento musical
   print instrumento
Saída:
Baixo
Bateria
Guitarra
Bytecode
O código fonte é traduzido pelo interpretador para o formato bytecode, que é
multiplataforma e pode ser executado e distribuído sem fonte original.
Por padrão, o interpretador compila os fontes e armazena o bytecode em disco, para que a próxima vez que o executar, não precise compilar novamente o programa, reduzindo o tempo de carga na execução. Se os fontes forem alterados, o interpretador se encarregará de regerar o bytecode automaticamente, mesmo utilizando o shell interativo.
Quando um programa ou um módulo é evocado, o interpretador realiza a análise do código, converte para símbolos, compila (se não houver bytecode atualizado em disco) e executa na máquina virtual Python.

O bytecode é armazenado em arquivos com extensão “.pyc” (bytecode normal) ou “.pyo” (bytecode otimizado).
O bytecode também pode ser empacotado junto com o interpretador em um executável, para facilitar a distribuição da aplicação.

Modo interativo
O modo interativo é uma característica diferencial da linguagem, pois é possível testar e modificar o código de um programa antes da inclusão do código nos programas, por exemplo.
Exemplo do Python sendo usado de forma interativa (com o shell PyCrust4): 

Referências:
http://www.python.org/
Livro: Python para desenvolvedores (formato PDF)
Computação Gráfica em Python (formato PDF)
http://www.python.org/download/

Nenhum comentário :

Postar um comentário