Translate

20 de setembro de 2013

Noções de lógica

O QUE É LÓGICA?
É a arte de pensar corretamente. Corrigir o raciocínio. Colocar ordem no pensamento.

O QUE É ALGORITMO?
Algoritmo é uma seqüência de passos que visa atingir um objetivo pré-definido e bem definido.

O QUE É PADRÃO DE COMPORTAMENTO?
Padrão de comportamento é o algoritmo formado e bem definido que pode ser seguido por qualquer pessoa que seu objetivo será alcançado com certeza.

OBSTÁCULOS DE UM PROGRAMADOR
O maior problema que envolve a construção de algoritmo é a complexidade. Portanto, quando tentamos construir um, o objetivo principal é vencer a complexidade do problema a ser solucionado.

O QUE É COMPLEXIDADE?
Complexidade representa a quantidade de situações diferentes que um problema pode apresentar. Existem várias maneiras de reduzir a complexidade, ou evitar que esta cresça. Vamos, no momento tentar somente evitar que ela cresça.

O QUE É QUESTIONAMENTO ERRÔNEO?
Um dos maiores responsáveis, talvez o maior, pelo aumento desmedido da complexidade é a forma errônea de auto questionar-se a respeito de um dado problema. Como é um sorvete? Deliciosa sobremesa gelada, com formato esférico, normalmente acompanhada de um cone comestível, em diversas cores e sabores. Gordura vegetal hidrogenada, leite em pó, aromatizantes, corantes e estabilizantes.

O QUE É LEGIBILIDADE?
Legibilidade é a capacidade de compreensão do algoritmo por qualquer observador. É a clareza com que a lógica do mesmo algoritmo está exposta. Quanto mais legível for o algoritmo menor sua complexidade.

MÉTODO PARA CONSTRUÇÃO DE ALGORITMO
Ler atentamente o enunciado.
Retirar do enunciado a relação das entradas de dados.
Retirar do enunciado a relação das saídas de dados.
Determinar o que deve ser feito para transformar as entradas determinadas nas saídas especificadas.
Construir o algoritmo.
Executar o algoritmo.

INFORMAÇÕES
Informação é a matéria prima que faz com que seja necessária a existência dos computadores, pois eles são capazes de manipular e armazenar um grande volume de dados que vão gerar as informações.

As informações são divididas em quatro tipos primitivos:
informação inteira. 15, 0, 9, -3
informação real. 1,67, 0,00, -2,45
informação caractere. Formada por conjunto de caracteres alfanuméricos. “O menino disse não.”
Informação lógica. Pode assumir somente duas informações. Verdadeira ou falsa.

INFORMAÇÃO CONSTANTE
É aquela que não sofre nenhuma variação em seu conteúdo no decorrer do tempo.

INFORMAÇÃO VARIÁVEL
É aquela que pode sofrer variação no seu conteúdo no decorrer do tempo.

FORMAÇÃO DE IDENTIFICADORES
Nomes dados as informações variáveis.
Devem começar por um caractere alfabético;
Podem ser seguidos por mais caracteres e/ou numéricos;
Não é permitido o uso de caracteres especiais;

DECLARAÇÃO DE VARIÁVEIS
Precisamos sempre definir as variáveis especificando qual o material dos objetos que por lá podem ser armazenados. Exemplo: - Inteiro – AULA; - Real – ABC, XPTO, D123; - Caractere – NOME, ENDEREÇO; - lógico – NOTA, RESPOSTA.

Qual o tipo das variáveis no exemplo?
AULA – é um local de memória que só pode conter valores inteiros. 543, 12333, -987777
RESPOSTA é um local de memória que só pode conter valores do tipo lógico, ou seja, VERDADEIRO ou FALSO.

Observação importante – Não podemos definir duas variáveis com o mesmo nome em um mesmo algoritmo. NUNCA

EXPRESSÕES MATEMÁTICAS
Chamamos de operadores matemáticos ou aritméticos o conjunto de símbolos que representa as operações básicas da matemática, a saber: + adição ; - subtração ; * multiplicação ; / divisão ; ** potenciação ; // radiciação. Exemplos - -2 + 2 ; ABC / 5 ; aula * ABC + XPTO – 8.

FUNÇÕES MATEMÁTICAS QUE SERÃO USADAS
MOD( resto da divisão )
DIV( quociente inteiro da divisão )
INT( x ) – resulta a parte inteira de um número X.
FRAC( x ) – resulta a parte fracionária de X.
ABS( x ) – resulta o valor absoluto de X.

Exemplos – 15 DIV 7 resulta 2 - 15 MOD 7 resulta 1 - INT( 34.567 ) resulta 34 - FRAC( 546.34 ) resulta 34 - ABS ( -34 ) resulta 34

PRIORIDADES
Na resolução das expressões aritméticas, as operações e funções matemáticas guardam entre si uma hierarquia. 1- Parênteses mais internos. 2- Funções matemáticas. 3- ** // 4- * / 5- + -

Exercícios

3 ** 2 – 4 / 2 + ABS( 5 – 3 * 5 ) / 2 ( FRAC( A / B ) + ABS( C ) ) ** 3 onde A = 5 , B = 10 e C = -4 3 + ( 27 // 3 ) * (( 3 MOD D + 0.5 ) * 2 ) onde D = 1.5

OPERADORES RELACIONAIS com EXPRESSÕES LÓGICAS
= ( igual a ) # ou <> ( diferente) > ( maior ) < ( menor ) Exemplo - 2 * 4 = 24 / 3 8 = 8 V

OPERADORES LÓGICOS
E conjunção OU disjunção NÃO negação Exemplo - 2 < 5 e 15 / 3 = 5 V e 5 = 5 V e V V

PRIORIDADES
Na resolução das expressões lógicas, as operações e funções lógicas guardam entre si uma hirarquia. 1 – NÃO 2 – E OU

PRIORIDADES ENTRE TODOS OS OPERADORES
- Parênteses mais internos;
- Funções matemáticas; ( MOD – FRAC – DIV ....)
- Operadores aritméticos; ( ** - // - * - / - + - – )
- Operadores relacionais; ( # - = - > - < )
- Operadores lógicos.( E – OU – NÃO )

Exercícios

1- NÃO 2 ** 3 < 4 ** 2 OU ABS( INT( -15 / 2 ) ) < 10 2- 3 * ( C / 4 + 5) < – 8 * 3 + ( 15 MOD 8 – 3 ) OU 5 ** 2 > INT( C * 0.7 ) onde C = 20 3- NÃO L OU V E ABS( C ) >= A DIV A onde L = .F. C = -3.5 e A < > 0

Exercícios para casa
1- A ** 3 / B + 5 – C * D > C * D + A - B OU A // 2 / D < 18 – A onde A = 9 , B = 3 , C = 4 e D = 2 2- 5 + A * B >= 16 // 4 – D E 6 / A * C / ( A – B ) = 234 OU A / 4 – ( 7 + 5 * C ) < A ** 2 – 3 * B

Nenhum comentário :

Postar um comentário