fonte: Linux Magazine
O PHP-GTK não é uma nova linguagem de programação, mas um projeto que visa a disponibilizar toda a biblioteca de componentes gráficos GTK como uma extensão do PHP. Com isso, permite a criação de aplicações gráficas com a linguagem PHP e tudo que ela oferece, como a sintaxe flexível, a tipagem dinâmica, a quantidade enorme de documentação a respeito, uma multiplicidade de livros e a grande comunidade ativa, além, é claro, da capacidade de se comunicar com praticamente todos os bancos de dados existentes e permitir a geração de gráficos, planilhas, documentos PDF, entre outros, através de suas demais extensões. O PHP-GTK é a primeira extensão da linguagem PHP que permite escrever aplicações client-side com interface gráfica. Foi escrita, em parte, para provar que o PHP é uma linguagem completa e de grandes propósitos.
Ao escrever um programa em PHP-GTK, o desenvolvedor poderá rodá-lo da mesma forma nas principais plataformas do mercado – Linux, Windows e Mac –, sem exigir a recompilação do código. Isso é possível por que o código do PHP não é compilado, mas interpretado. Para o usuário, é necessário somente ter o interpretador do PHP com suporte à biblioteca GTK instalado no sistema operacional.
Atualmente na sua segunda versão, a biblioteca GTK possui um visual extremamente atraente. É possível escrever programas para rodarem com visual nativo em sistemas Linux e também em Windows®. Para isso, não será necessário alterar uma linha sequer de seu código-fonte.
Quero saber mais
Nenhum comentário :
Postar um comentário