Translate

15 de julho de 2009

Kernel e microkernel - linux no seu celular

Tem gente que diz que tudo no mundo tudo só foi feito para Windows e que por isso nunca usaria o Linux, e ainda que se fosse assim tão bom porque quase ninguém usa Linux?

A resposta é simples, falta de informação de quem pensa assim, hoje muitos aparelhos usam os chamados microkernels, ou seja, pequenos linux feitos para funcionar sem parar, o maior exemplo disso são os celulares, e a tendência para os computadores também caminha nesse sentido. Hoje o kernel do linux usa os chamados módulos, que atualizam o linux para detectar novos dispositivos e adicionam novas funcionalidades.

Mas o que é o Kernel?
O Kernel é a peça fundamental do sistema, responsável por prover a infra-estrutura básica necessária para que os programas funcionem, além de ser o responsável por dar suporte aos mais diferentes periféricos: placas de rede, som e o que mais você tiver espetado no micro.

Esta é justamente uma das principais diferenças entre o Windows e as distribuições Linux. No Windows, o sistema inclui um conjunto relativamente pequeno de drivers e você depende dos CDs de instalação e dos drivers disponibilizados pelos fabricantes. No Linux, quase todos os drivers disponíveis são incorporados diretamente no Kernel e já vêm pré-instalados nas distribuições. Isso faz com que os periféricos suportados sejam detectados automaticamente.

Para conhecer mais sobre o Kernel: http://www.gdhpress.com.br/blog/entendendo-o-kernel/

Mas e o que é o MicroKernel?
Para tornar o Kernel menor e mais rápido, é retirado o código desnecessário, deixando somente o código específico para realizar determinada tarefa.
Seu telefone celular, por exemplo, é um computador pequeno, mas comum em todos os outros aspectos, e há uma boa chance de ele rodar o L4 ou o Symbian, outro microkernel. O roteador de alta performance da Cisco também usa um microkernel. Nos mercados militar e aeroespacial, em que disponibilidade é fundamental, o Green Hills Integrity, outro microkernel, é amplamente usado. O PikeOS e o QNX também são microkernels amplamente usados em sistemas industriais e embarcados. Em outras palavras, quando é realmente importante que o sistema “simplesmente funcione o tempo todo”, as pessoas usam microkernels.

Para ler mais sobre MicroKernel:
http://www.linux-magazine.com.br/materia/tanenbaum_por_que_os_computadores_nao_funcionam_sem_parar

Nenhum comentário :

Postar um comentário