Translate

3 de agosto de 2009

HTML - criação de páginas para internet

As páginas da internet exibidas aqui no seu navegador utilizam uma codificação conhecida como HTML, trata-se de regras de formatação que dizem como o navegador deve exibir a sua página.

Um pouco de história:
Tim Berners-Lee criou o HTML original (e outros protocolos associados como o HTTP) em uma estação NeXTcube usando o ambiente de desenvolvimento NeXTSTEP. Na época a linguagem não era uma especificação, mas uma coleção de ferramentas para resolver um problema de Tim: a comunicação e disseminação das pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. Sua solução, combinada com a então emergente internet pública (que tornaria-se a Internet) ganhou atenção mundial.

Vamos a prática:
Os documentos em HTML são arquivos de texto simples que podem ser criados e editados em qualquer editor de textos comum, como o Bloco de Notas do Windows, e podem ser salvos com a terminação .htm ou .html, para identificar que deve ser aberto com o navegador web.

Todo documento HTML apresenta etiquetas, elementos entre parênteses angulares (sinais de maior e menor) (<>); esses elementos são os comandos de formatação da linguagem. A maioria das etiquetas tem sua correspondente de fechamento:

Podemos analisar o código das páginas clicando com o botão direito do mouse e selecionando: mostrar código-fonte.

Para saber mais sobre HTML e suas etiquetas de formatação:
HTML na Wikipédia, TUTORIAL HTML

Hoje o HTML evoluiu para o XHTML:
Desde a publicação do HTML 3.5 no final de 1997, o grupo de trabalho da W3C tem cada vez mais — e de 2002 a 2006, de forma exclusiva — focado no desenvolvimento do XHTML, uma especificação HTML baseada em XML que é considerada pela W3C como um sucessor do HTML.[2][3][4] O XHTML faz uso de uma sintaxe mais rigorosa e menos ambígua para tornar o HTML mais simples de ser processado e estendido.

Para o WebDesigne (arte de páginas da internet) ainda temos o CSS (Folha de estilo em cascata), onde podemos configurar detalhes de todas as páginas em um único arquivo texto, e assim atualizar duma vez só um site inteiro de milhares de páginas.

CSS = Folha de estilo em cascata é um mecanismo simples para adicionar estilos (p.ex., fontes, cores, espaçamentos) aos documentos Web.

A grande vantagem do uso de CSS é a de separar a marcação HTML, da apresentação do site. Em outras palavras, vale dizer que o HTML destina-se unicamente a estruturar e marcar o conteúdo, ficando por conta das CSS toda a responsabilidade pelo visual do documento.

HTML marca e estrutura textos, cabeçalhos, parágrafos, links, botões, formulários, imagens e demais elementos da página e CSS define cores, posicionamento na tela, estilos de linhas, bordas e tudo o mais relacionado à apresentação.

Para saber mais sobre CSS: www.maujor.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário